Transformação pelo Amor

A transformação humana só se faz através do amor. Falando assim parece muito simples, mas não é, simplesmente porque poucas pessoas querem de fato se transformar.

Para ser um ser humano melhor do que eu sou hoje é necessário uma noção a respeito do que é o bem, para eu chegar mais perto dele. Mas nunca paramos para pensar, pois transformar a si próprio não é um propósito tão comum assim, é algo difícil.

Basta olhar para as pessoas que conhecemos a nossa volta e perceber que elas pouco se modificam emocionalmente, psicologicamente. Com exceção das mudanças físicas e biológicas, as pessoas ficam meio congeladas.

Mudar realmente não é fácil, mas será possível apenas se você perceber como necessário e desejar ardentemente. Se você deseja mudar e se tornar uma pessoa melhor, se há dentro de você um desejo ardente de se transformar então o verdadeiro amor vai ser útil para isso, pois só ele é capaz de operar uma verdadeira alteração no homem.

O verdadeiro amor, o amor desprovido de posses ou de egoísmo  regenera o homem desde as raízes, nada mais pode fazê-lo.

Você se torna capaz de mudar fatos do passado, quando olha para eles de uma forma diferente e percebe o porquê, vê neles o sentido maior. Você não vê mais só a superfície, vê através da superfície. Você não vê apenas o como, você passa a compreender o porquê. A tua vida se torna inteiramente dotada de sentido.

Então eu olho para fatos de minha vida que me pareceram dolorosos e desagradáveis e digo pra mim mesmo: pelo que ele me ensinou não foi caro, foi um bom preço. Eu pagaria até mais e aí você justifica toda a sua vida e você regenera toda sua vida, faz as pazes com a vida. O verdadeiro amor é capaz disso!

Então o que é o verdadeiro amor e como chegar a ele?

O verdadeiro amor é uma busca individual que exige da homem honestidade consigo mesmo. Em primeiro lugar temos que admitir que vivemos por interesses, motivados pela busca de proveitos, prazer ou poder; vivemos em função do nosso pequeno eu, apegado aos prazeres e ganhos terrenos.

Não nos damos conta de que temos uma essência e uma existência. E a nossa essência precede e justifica a nossa existência. Nós existimos porque esta essência tem um papel a cumprir no mundo, veio ao mundo com uma missão, veio aqui fazer alguma coisa.

Somos em verdade um pedacinho de matéria orgânica, que nós cismamos em achar que é a nossa verdadeira identidade, e que quer tudo para si.

Valorizamos o nosso pequeno eu e nos contaminamos de forma tão superficial, que não conseguimos vivenciar a profundidade do que vem a ser o verdadeiro amor. Não conseguimos ter um único sentimento profundo ao longo da vida e dificilmente vamos ter uma identidade muito profunda, dificilmente faremos contato com a nossa própria essência.

Se o homem quer estabelecer um verdadeiro amor é preciso que antes ele estabeleça o interesse verdadeiro, o interesse pela verdade das coisas.

Se o homem não quer buscar a verdade, se não se interessa em saber como as coisas realmente são; se não tem a curiosidade de entender a vida como ela realmente é… É muito difícil que ele consiga se aproximar de alguma verdade na vida. É muito difícil que ele avance além da superfície.

Querer conhecer a verdade da vida e de si próprio é o primeiro passo em direção ao verdadeiro amor. Um sentimento profundo de amor exige profundidade.

Ver através de um outro olhar que se reconhece no outro mundo, com outros valores e reforçar esta identidade para que em algum momento este prato da balança passe a pesar mais do que o outro e você se reconheça mais deste lado do que do outro.

Exige humildade, altruísmo e doação completa de si mesmo.  Um desenvolvimento natural da necessidade de servir a vida, em ser fator de soma e não em sair desta vida sem ter feito nada. É a construção do homem, com virtudes,  valores, sabedoria… E AMOR.

O amor é a busca daquilo que te falta para ser completo como ser humano, por tanto amar significa ser cada vez mais ser humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 5 =