Cromoterapia

Cromoterapia, palavra derivada do grego “khrôma” que significa cor, consiste num tratamento terapêutico natural que utiliza cores para corrigir disfunções nos corpos físico, energético e meimagesFQ968P2Antal, atuando também de forma preventiva no equilíbrio do corpo energético.

Vem sendo utilizada pelos homens desde as mais antigas civilizações como a Índia, Antigo Egito, Grécia e China, onde suas aplicações terapêuticas foram cientificamente comprovadas.

Mas foi o cientista indiano,  D.P. Gadhiali, quem descobriu porque e como os diferentes raios coloridos têm efeito terapêutico em nosso organismo. Segundo ele, cada órgão ou sistema do corpo possui uma cor que estimula e outra cor que inibe o seu funcionamento. Desta forma, com o uso das cores é possível reestabelecer o equilíbrio do organismo, evitando ou melhorando doenças.

Cada cor tem uma vibração característica, uma frequência. As de vibração mais rápida são denominadas frias (violeta, índigo e azul) e possuem efeitos calmante, coagulante e cicatrizante.

As cores de vibração mais lenta (vermelho, laranja e amarelo) são as quentes e tem efeitos estimulante, fortificante e liquidificante. A cor verde é equilibrante.

No que se refere ao corpo energético, cada um dos sete chacras principais tem seu movimento natural adequado a uma tonalidade de cor predominante, quando em equilíbrio. imagesERA07VR2

A aplicação da cromoterapia  é feita de forma não invasiva,  com a utilização de luzes coloridas nos chacras ou nos órgãos e sistemas que necessitam de tratamento.

 

Atualmente, a cromoterapia é aceita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como terapia alternativa ou complementar para o alívio de dores e doenças.