Poder Transformador da Vontade

A vontade é um atributo do homem, é a causa mais poderosa de todas as causas que agem sobre o universo, tanto dentro, quanto fora do homem.

Mas o que afinal é a vontade humana e porquê se diz que é o maior poder, o mais divino dos poderes que residem dentro do homem?

Primeiro é preciso esclarecer que vontade não é desejo! A ideia mais próxima do que venha a ser vontade é expressa pela conjunção: Força de vontade! Já não dá uma outra ideia? Já envolve a determinação, a persistência.

Mas nem toda força humana é vontade. A vontade não é uma força de explosão. Estas forças de explosão são momentâneas e inconscientes.

A vontade é força lúcida e duradoura. Ela é sempre ascendente em direção ao objetivo. Portanto, ela é uma aplicação da força totalmente diferente. Quem tem força de vontade é uma pessoa consciente, sabe onde quer chegar e caminha sempre.

A vontade envolve decisão e ritmo. Decisão no plano mental: identidade, saber onde eu quero chegar, certeza de que vou chegar. E ritmo no plano: perseverança (fazer sempre) e constância (lembrar sempre porque está fazendo).

Além disso, para exercer o poder da vontade há que se ter um sentido de vida claro. O ideal humano, a finalidade da vida humana não pode ser colocada em dúvida, porque estaria debilitando a vontade. Dúvidas cabem quanto aos meios, mas não quanto ao fim, aos objetivos.

E perguntamos:

Qual é o teu ideal? O que você quer para além dos desejos materiais? Quais são teus ideais humanos? Sem ideais é muito difícil que você suba.

Existe algo em nós que está acima de todas estas coisas terrenas, de todos os desejos e projetos do mundo.

Existe em nós uma vontade superior que se impõe, é uma necessidade mais elevada. Existe algo em nós que está acima e que busca coisas maiores.

É este veículo em nós que a tradição indiana chama de atma ou vontade, que se realiza fazendo coisas grandes, maiores que o seu próprio interesse, maiores do que o seu próprio egoísmo. Quando esta vontade é grande, é forte, ela se impõe sobre a mente e às suas emoções. É um elemento superior, bem mais sutil que se impõe a tudo que está abaixo.

Vontade é controle, controle sobre nós mesmos, que faz com que a gente alinhe todas as nossas energias e se torne potência, uma capacidade de realização fora do comum. O ser humano é uma potência.

Vontade nos gera entusiasmo na vida. Entusiasmo vem en-théos: o divino dentro! Por isso a vontade é considerada divina, um elemento divino dentro de nós, que vai nos motivar pela vida afora. Onde há uma vontade há um caminho!

E por que não nos tornarmos melhores como seres humanos? Sendo perseverantes, constantes e altruístas. Uma vontade que se comprometa com o ideal humano e que se realize em si mesmo, que se realize em “ser humano”, que é uma grande dádiva!

Vontade é deus em nós, é entusiasmo, en-theos. Conhece-te a ti mesmo. Constrói a ti mesmo. Vive como ser humano. Viemos aqui para isso. E se não fazemos isso, o que estamos fazendo aqui?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =