Esperança

O dicionário define como: “sentimento de quem vê como possível, de quem acredita, na realização de uma coisa boa; “ fé; representa-se por uma âncora;

Mas como encaramos a esperança? Esperança seria esperar?  Depende, dentro da esperança existe também a paciência que é outra virtude, mas a esperança não é válida em si mesmo no sentido da espera, pois a esperança sozinha não nos faz ter sucesso.

A esperança está mais relacionada a buscar. Esperança é uma conexão com algum ponto no futuro, é uma bússola. Ela antecipa para o presente algo que está no futuro, é uma pré-visão. Dá o norte, dá o rumo, pois inspira sonhos e nos impulsiona a realizar esses sonhos. Mas ela por si só não te leva até lá, é preciso caminhar.

A esperança comumente é associada a imagem de uma âncora, não para ficar preso aqui, parado, passivo num local e sim a ideia da esperança ligada a um ponto futuro; é o alvo, lá está a âncora que te dá direcionamento, que te prende num determinado horizonte, que te dá objetividade.

Uma das maiores dificuldades que temos em relação a esperança é não sabermos aonde queremos que ela nos leve, onde queremos chegar? E desta forma ela se torna passiva. É preciso ter uma ideia de onde queremos prender a nossa âncora, para não ficarmos a deriva no meio do mar, porque assim acabamos naufragando nos recifes das boas intenções e da preguiça.

É a âncora que não te deixa a deriva, que te dá um alvo: O que é uma vida melhor? É me tornar uma pessoa melhor. O que eu preciso? Preciso ser menos egoísta! Preciso dominar minha irritação, minha intolerância, minha cólera! Se você sabe o que busca, você pode canalizar a sua energia.

Confundimos esperança com a simples expectativa. A expectativa está ligada a projetos, são as coisas do mundo, é uma relação horizontal.

A esperança sempre esteve ligada ao Ser. Esperança é como um ideal que vem de cima, uma relação vertical: são os valores. Esta é a razão para a Esperança tenha como símbolo a cor verde.

Tradicionalmente o verde representaria uma ponte entre o céu (azul) e a terra (amarelo) e o verde é o intermediário, a cor pontífice: faz a ponte que traz um pouco do céu para a terra, numa relação vertical.

As Tradições antigas celebravam a chegada da primavera com o raio verde, que é o momento em que a vida desce novamente do Céu sobre a Terra. As Catedrais medievais góticas foram construídas considerando isto. Na Catedral de Chartre, na França, existe um vitral que foi feito para no primeiro dia do equinócio da primavera projetar um raio verde sobre o púlpito do altar.

É a vida que desce novamente sobre a Terra, é a Terra que é revivificada, é o espírito de Deus que paira novamente sobre a matéria, portanto, é a ponte.

Por isso a associação da esperança com a cor verde. É a esperança vinda de cima, como uma ideia, como um ideal vertical, do Céu para a Terra.

A questão é que nós não nos projetamos para ‘ser’, só nos projetamos para ‘ter’: a casa, o carro, a viagem, a solução financeira.

A verdadeira Esperança seria: eu quero ser um ser humano melhor, em tal ponto (menos impaciente, menos irritadiço, menos egoísta, mais fraterno). A verdadeira esperança é sempre em relação ao SER.

É impossível que alguém roube de você as suas esperanças. Ninguém pode acabar com a sua esperança, só você pode fazer isso com você mesmo, porque a verdadeira esperança é uma meta em relação a si próprio, em relação ao Ser.

Comprometa-se com as tuas esperanças, intua, acredite e construa. Siga maior exemplo de esperança que a humanidade já teve: um homem que tendo esperança na condição humana, ajudou o mundo todo a ter esta esperança….  Jesus de Nazaré!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 5 =