A Prece

A oração é a forma mais comum que temos de buscar o contato com Deus, com o Divino, com o que chamamos de espiritualidade.

A palavra oração vem do latim oratio  que significa falar daquilo que te vai à Almatender para aquilo que é divino… A raiz da palavra, em sua origem, fala de doação, de oferenda.

É curioso pensar nisso porque hoje associamos a prece a uma reza, a um pedido e em geral, a praticamos somente para pedir! A palavra perdeu seu significado com o passar do tempo…. O que é uma pena, porque só pensamos em Deus quando temos dificuldades. Só buscamos o divino, a espiritualidade, quando temos problemas.

Vocês percebem que isso reflete uma postura muito esvaziada da oração, uma postura esvaziada da própria noção do Sagrado que temos em nossos dias? Não tem sentido orar somente quando nos sentimos vazios, porque isso faz de nós eternos egoístas, sempre querendo absorver!

Não é errado que se procure o sagrado quando temos problemas e não encontramos respostas, mas é mal que vivamos sempre fazendo isso, como um acordo de cavalheiros e muitas vezes nem de cavalheiros, porque não há cavalheirismo nenhum em virar o santo de cabeça para baixo…

Vocês percebem que é como se fossem dois mundos separados:

Eu tenho os meus objetivos egoístas de sobrevivência e conforto e só recorro ao todo quando me falta subsídios para viver o meu mundinho e sob esta ótica eu não vivo dentro de um grande mundo, eu não faço parte, eu não estou inserido. Eu coloco este grande mundo que é externo como patrocinador do meu pequeno mundo, para preencher as necessidades que eu tenho eventualmente.

Ou seja, o nosso contato com Deus é meramente utilitário, para resolver os nossos problemas pessoais.

Não é curioso e interessante perceber isto? É o ciclo da vida do materialismo…

Mas se pararmos para analisar, vamos perceber que a oração, o Espírito do Sagrado, é o momento onde o homem transborda, é quando ele vive a enchente e não a vazante. É quando ele se aproxima da unidade.

E será que podemos tomar consciência e modificar isto? Como deveria ser então o nosso contato com o sagrado?  De que forma deveria ser a nossa oração?

A oração é a expansão do nosso Ser em direção ao Divino! É a nossa expansão, não é a nossa carência. É o nosso transbordar, não é a nossa vazante. É a nossa busca da unidade!

Nesses momentos em que o homem conquista um pouco dessa visão, ele vai além do pequeno eu… estes são os momentos mais Sagrados da sua vida. Esse é o momento da oração, esse é o momento da consagração da vida!

Meus amigos, que possamos refletir sobre a oração para que nossas preces não sejam um amontoado de palavras ao vento. Para que nossas preces passem a expressar menos os nossos desejos egoístas e muito mais a nossa ânsia de subir, através da sincera introspecção e da humilde auto análise, para que possamos seguir rumo à unidade, rumo à completude, em direção ao Divino, ao Sagrado, em direção a Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 1 =